Tipos de Logos


Devido à sua composição morfológica, o logotipo é dividido em três tipos. No entanto, esses três tipos não diferem apenas por suas características morfológicas, mas também apresentam diferença em sua utilidade e em seus benefícios publicitários. Cada um dos três tipos de Logos tem sua própria aplicação comunicativa e saber que permitirá que você tome uma decisão mais informada e correta ao optar por qualquer um deles.



Logotipo: é o tipo de logotipo que não possui um ícone e é exclusivamente tipografia. A escolha da tipografia do seu logotipo é tão importante quanto a escolha das palavras que você escreverá com elas. A primeira coisa a contemplar é o uso de um brandslogan, um constante slogan corporativo. Se a escolha é usá-lo, você deve escolher entre usar um único tipo de letra para o nome da empresa e para o brandslogan ou se cada componente terá seu próprio tipo de letra. Em qualquer caso, a escolha do tipo de letra é crucial. Para que a mensagem seja transmitida otimamente, é necessário dar-lhe um suporte efetivo.



A tipografia errada pode arruinar a mensagem que deseja enviar. Cada tipo de letra nos faz lembrar de algo ou nos inspira algum sentimento ou idéia. Existem certas tipografias que são muito tradicionais e outras completamente inovadoras, existem fontes que são formais e outros quadrinhos, etc. Dependendo da mensagem que a empresa deseja enviar, a escolha da tipografia será determinada. Por exemplo, se a sua empresa vende aquecedores e quiser que seu logotipo tenha a forma de um logotipo, a escolha do tipo de letras será determinada pela mensagem que deseja enviar, que neste caso pode ser o calor e durabilidade.



Se a tipografia que você escolher refere-se ao gelo e à fragilidade, não só falamos sobre uma escolha insuperável, mas também essa má escolha terá um impacto muito desfavorável na sua imagem e nas suas vendas.


Sotipo: este tipo de logotipo é baseado exclusivamente em um ícone e não possui tipografia. Uma das maiores vantagens do isotipo é o seu poder memorável. As imagens são mais facilmente armazenadas pela nossa memória do que pelas palavras. Este é um benefício muito importante porque o logotipo baseia-se em dois pilares: ser memorável e ser simples. O isotipo cumpre com os dois em uma maneira terminada, mas tem uma desvantagem:


Embora seja verdade que a coisa mais importante para um logotipo é que é lembrado e que é simples, essas duas características não alcançam seu objetivo se a mensagem que é transmitida não é clara. Esse é o principal problema do isotipo: a falta de clareza. Sendo uma imagem figurativa, a precisão da mensagem não é algo que esse tipo de logotipo pode se vangloriar. A combinação entre imagem figurativa e ausência de palavras torna o isotipo um tipo de Logo muito instável em relação à transmissão da mensagem corporativa.


Isologótipo: como você alertou e um leitor perspicaz, esse tipo de logotipo combina o logotipo e o isotipo. A combinação de imagem figurativa e tipografia torna o isologtipo mais claro e aquele que transmite com maior precisão a mensagem que a empresa deseja. A clareza deste logotipo é que tudo o que não é claro através da mensagem verbal será esclarecido metaforicamente pela imagem figurativa e tudo o que a imagem figurativa não pode explicar será especificado pelas palavras.


No entanto, esse tipo de logotipo apresenta uma desvantagem em relação aos outros. Embora ele atinja um nível de clareza muito desejável, ele faz isso à custa do uso de muitos elementos comunicativos. Quanto mais elementos um design tem, mais difícil é para o público consumidor se lembrar.

contato@infologotipo.com