Logotipos e as Vendas


É claro que um bom logotipo produz boas vendas. Isso acontece porque é atraente e porque inspira confiança nos consumidores. Mas este não é o assunto desta seção. Não falaremos sobre como as vendas são produzidas porque o logotipo melhora ou torna um produto mais atraente, mas sim sobre como o logotipo se vende.



Ao falar sobre um bom logotipo, falamos sobre um elemento de design que torna os produtos melhores, mais confiáveis, mais atraentes, etc. Em suma, um elemento que representa a empresa da melhor maneira possível, ao mesmo tempo que incentiva a compra de seus produtos. Tudo isso está muito bem e é assim que deveria ser; mas você pode apontar mais alto. Neste caso, o que um Logo faz é aumentar o desejo do produto, ou seja, o que é desejado é sempre o produto e o Logo só trata de tornar o mais atraente ou atraente. No entanto, um logotipo extraordinário não só faria isso, mas também venderia por si só. Vamos ver de que maneira:



Quando uma pessoa compra um produto, porque ele vê que ele possui um logotipo interessante e que gera confiança, o logotipo está fazendo maravilhas, mas o objeto do desejo, nesse caso, sempre foi o produto (digamos um licor). Em outras palavras, o consumidor queria comprar um licor e a função do Logo era impedir que ele compra outro licor e nos encorajasse a comprar aquele que produzimos. Desta forma, é claro que o objeto do desejo é licor.



Até agora podemos dizer que temos um logotipo com excelentes resultados. Mas, e se pudéssemos fazer o Logo não apenas um elemento que melhore o objeto do desejo? E se tivéssemos um logotipo tão bom que ele mesmo é o objeto do desejo? O objetivo que buscamos é a criação de um Logo que gera vendas por si só, que funciona como um objeto de desejo (Além disso, é claro, de sua principal função, que é representar a empresa e incentivar a venda de produtos). Esta função seria complementar, mas muito interessante.


Vamos ver o que falamos com este claro exemplo. O Nike Logo, o famoso tubo. É verdade que este Logo colocado em alguns sapatos garantindo que eles foram produzidos pela Nike aumenta incrivelmente o interesse nesse calçado. No entanto, o logotipo da Nike também é um objeto de desejo por si só. Quando vemos uma pessoa com camisa branca, atual, com o logotipo da Nike, verificamos essa afirmação:


Essa pessoa quer usar o LOGOTIPO Nike e não necessariamente as roupas que eles produzem. 



Essa camiseta não foi produzida pela Nike, mas apenas o selo de seu logotipo corporativo foi adicionado; Isso é conhecido pela pessoa que compra a roupa, mas não se importa. Essa pessoa não queria uma camiseta produzida pela Nike: o que ele realmente queria era o LOGO da empresa, ele queria se vestir com ele e se infectar com seu sucesso e seu prestígio.



Então podemos afirmar que você precisa de um logotipo que não só garanta a qualidade de seus produtos e o represente bem como uma empresa, mas também seja um objeto de desejo, os produtos que levarão este elemento de design seriam duplamente desejados: por ser de qualidade e por ter seu Logotipo Claro, não é a maioria dos Logos que alcançam esse objetivo (e poucos são os que o propõem). Mas, sem dúvida, vale a pena tentar.