Sua Identidade Empresarial


O logotipo tem um lugar especial dentro da conformação da identidade corporativa. Não é apenas outro componente, é o componente fundamental e fundamental. Nesta seção, explicaremos essas duas características distintivas do logotipo em relação à imagem de uma empresa.



O caráter fundamental de um logotipo dentro da identidade corporativa refere-se à sua necessidade absoluta de sair para o mercado. Uma empresa sem logotipo não pode vender seus produtos ou anunciar. Isso, é claro, é uma dificuldade e um impedimento que não podem ser permitidos. Portanto, quando uma pessoa contempla a possibilidade de abrir sua própria empresa, eles devem saber que devem solicitar o design de um logotipo corporativo.



O logotipo representa a empresa de forma publicamente formidável e comercialmente insubstituível e obstinadamente necessária: uma empresa sem logotipo é uma empresa que não existe. A inexistência de uma empresa sem logotipo é o resultado da forma inescapável em que o público reconhece as empresas como tal. Dado o nível de abstração que as empresas alcançaram, apenas o Logo pode fornecer um pouco de materialidade para compreender a idéia de uma empresa como tal. Sem o logotipo, as pessoas não podem reconhecer uma empresa e suas vendas não serão muito promissoras.



Ao mesmo tempo, o logotipo é essencial para vender os produtos vendidos pela empresa. Você pode imaginar comprar um produto que não tenha o logotipo de quem o produz? A resposta é clara: não. Ninguém compraria um produto sem Logo, porque ele o consideraria, em primeiro lugar, muito estranho e, segundo, não confiável, pois parece que ninguém quer se responsabilizar por isso.



Por outro lado, temos o caráter fundamental do logotipo. A identidade corporativa é a mensagem que resulta do conjunto de elementos graficamente visuais concatenados de forma coerente. Este link entre os elementos busca coerência para conseguir transmitir uma mensagem unificada. O poder da identidade corporativa reside no fato de que a mensagem que transmite é uma e a mesma mensagem em todos os componentes que a compõem. Para alcançar essa uniformidade na transmissão, os diferentes projetos devem compartilhar os mesmos critérios, parâmetros relativamente estáveis ​​que garantem essa homogeneidade.


O critério é instalado a partir do primeiro elemento da série (e ainda mais, quando este é o mais importante). Como uma empresa não pode lançar seus produtos no mercado sem o logotipo corporativo, este é necessariamente o primeiro elemento de design. Ao mesmo tempo, este será o componente da identidade corporativa que marca o curso dos componentes subsequentes.



O design que o logotipo terá, será o guia que os seguintes projetos devem respeitar. No entanto, você não pode rastrear as texturas, cores, formas e tipografias, porque eles seriam muitos Logos. O objetivo é respeitar os critérios com os quais foi projetado e alguns parâmetros gráficos para manter a mesma mensagem, mas também as particularidades de cada projeto.



Para poder dizer que um elemento está bem desenhado dentro da identidade corporativa, deve respeitar os critérios, mas manter e explorar suas particularidades. Falamos de homogeneidade nos componentes e uniformidade na mensagem. Isso não é o mesmo que a uniformidade nos componentes. Os componentes devem ser variados e únicos, cada um tem que ter sua identidade, porque, se não, o que é alcançado é um conjunto plano e pegajoso.